Vídeos da programação

Tenho tudo em mim

A dança/performance retrata um ritual de um corpo que está totalmente ligado com a natureza, trazendo suas ventanias, sombras e tempestades através do corpo, do gesto, do olhar. O objetivo da proposta é enfatizar que nós, humanos, estamos em total conexão com a natureza. Não somos dois corpos distintos, somos um só corpo! 
Se queimamos o mato, queimamos a pele. Se sujamos as águas, sujamos o corpo. Se poluímos o ar, infectamos o peito. Não somos diferentes, somos os mesmos.

Por um fio

Nesse período de pandemia, tivemos uma enxurrada de sentimentos como solidão, dor, tristeza, sensação de prisão, mas, sem perder o sonho de liberdade, alegria e amor, essa performance surgiu exatamente como forma de expressar, através da linguagem da palhaçaria, essas emoções que tanto nos fizeram refletir nesse momento de isolamento. Em cena os palhaços expressão essas emoções na própria pele e conseguem vence-las com alegria, segurança e união.

Damião

'Damião' conta a história de um jovem gay que mora na cidade de Guarabira - PB e é católico fervoroso. Ele leva o nome do santo Frei Damião, a quem é atribuído o milagre de seu nascimento. A luta por uma vida sem amarras sociais faz de Damião um homem cheio de si, que segue seus instintos e corre atrás dos seus sonhos. Além da religião, a enfermagem e o balé têm espaço na sua vida, contrariando estatísticas e padrões preconceituosos. Uma mensagem de orgulho, amor e coragem.

dentro de caixas

Nesse contexto de pandemia global, essa proposta possui sua relevância de viabilizar às produções artísticas independentes, articulando múltiplas perspectivas de produção e segmentos da arte. Provocados a exercitar um olhar interno, os bailarinos de dentro de suas próprias casas buscaram experimentar a transformar atividades consideradas cotidianas em possibilidades criativas extracotidianas. O objetivo desse vídeo é entender os fazeres artísticos para além dos palcos, explorando e descobrindo espaços nos nossos próprios lares, provocando reflexões críticas a partir da dança.

Quarentena

Tendo em vista todos os acontecimentos que envolvem o cenário político, econômico e social. O silenciamento lançado pela quarentena que nos impossibilita de resistirmos coletivamente nos calorosos protestos e manifestações presenciais. A proposta tem como objetivo expressar os anseios e revoltas acumulados dentro das paredes do corpo de um cidadão brasileiro, é um grito, com a finalidade de servir como registro, acerca do atual contexto politico e pandemico, para as futuras gerações.

Eixo Vozes da cena

06/03/2021

O Festival Somos Muites tem a honra de receber es convidades Alexandre Américo da Cia Gira Dança (RN) e Nanda Mélo da CAp (UFPE) para uma conversa.

Gota D'Água: A Dublagem enquando verdade na cena

A atriz e transformista Letícia Rodrigues, propõe a construção da verdade através da dublagem. Qual o papel que essa técnica desempenha na construção de uma personagem? A performance constroe a resposta a tal indagação através da observação proposta pela atriz com "GOTA D'AGUA" canção na voz de Bibi Ferreira, dublada e interpretada por Letícia, que busca alcançar a verdade cênica por meio da dublagem.

Parte V - Poesia/ Poesía

Parte V é fragmento de Poesia/ Poesía. A memória é fragmento. Fragmento de si e de outros. É desenho do que já se viveu sendo revista, relida, sentida. O que nos fortalece e o que nos move. Olhar o que se passou para perceber o que se é, no presente, e o que deseja ser no futuro. Memória é travessia, atravessamento, versamento, poesia, poesía.

O sudário Negro de Laurade Jesebel 

A via crúcis de Laura de Jezebel em busca do seu amor.

Rede de Apoio

"Rede de apoio" é uma expressão muito falada no meio maternal, porém, é uma necessidade pouco atendida. Muitas vezes, a única rede que as mães tem é a rede física, apoio para uma pausa, porque descanso mesmo é difícil com a sobrecarga que somos obrigadas a naturalizar. O objetivo da proposta é retratar um pouco da rotina diária de uma mãe recente, em meio ao isolamento social, onde busca a felicidade nas pequenas coisas, na pausa, no descanso.

Santiago

Santiago é uma livre adaptação do roteiro da performance In.sis.to Criada por Felipe Espíndola no ano de 2016. Construída a partir do contexto das ocupações de escolas por estudantes secundaristas contra o desmonte da educação pública promovido pelo então ministro da educação Mendonça Filho, no pós do golpe contra Dilma Rousseff e o processo de eleições municipais, a obra, mesclava elementos performativos com teatrais, buscando levar à cena cinco tentativas frustradas de poder. Santiago é uma delas.

Eixo Vozes da cena

13/03/2021

O Festival Somos Muites tem a honra de receber es convidades Líria Morays Professora do Departamento de Artes Cênicas (UFPB) e Simone Alves, Pedagoga e Artista Circense (PB) para uma conversa.

paramos?

Este trabalho tem como objetivo dar voz à estudantes da Escola Municipal Padre Pedro Serrão, que tiveram suas rotinas modificadas, devido a pandemia. Levando em consideração que a escola, para muitos, é lugar de refúgio e espaço de liberdade, este vídeo-performance, mostra o pensamento de pré-adolescentes que ficaram isolados das relações cotidianas, mas, que permaneceram nutrindo uma conexão de reflexão e afeto através dos encontros virtuais e presenciais (individual) do grupo de teatro Kairós.

Performance tal

Tal como, tal e qual, assim como, como, que nem, feito, qual, da mesma maneira que, do mesmo jeito que, da mesma forma que, do mesmo modo que, à semelhança de tal. Nessa performance o artista buscar provocar reflexões sobre comportamento e violência cotidiana impregnada em nossos corpos e atravessados por convenções que assim como nos lembra o escritor Richard Schechner nos cortam, nos modulam e nos transformam enquanto corpos no tempo e no espaço. Se temos que agir como tal, performar enquanto tal, onde há espaço para nós? Onde posso caber? onde há espaço para liberdade de ser?

texas

Texas é o mais recente trabalho da Perfil. Adaptado de um roteiro de HQ homônimo escrito por Felipe Espíndola, Texas é uma obra híbrida que utiliza artifícios de linguagens dos quadrinhos, do teatro e do cinema. Pelo ponto de vista de estranhos e as interpretações desses observadores, revelam o que pensam sobre as pessoas e o mundo atual através de seu recorte: um homem em isolamento.

coração em rascunho

Coração em rascunho traz um pouco de alguns sentimentos e inquietações pessoais que assim vão se debulhando durante a performance. Com o intuito subjetivo de trazer uma melhora e um alívio ao performer.

tempo; tem po; teeempo; t e m p o

Como é que se passa o tempo? Ou melhor, como a gente sente o tempo passar? Partindo dessas questões e de tantas outras questões sobre o sentir, viver e ver o tempo passar, a videodança Tempo; Tem po; Teeempo; T E M P O passeia por sons, movimentos e imagens que permearam os pensamentos e os dias de isolamento - impostos como medida de segurança devido a pandemia do Covid - 19 - da bailarina pesquisadora que se encontra em cena. Não se propõe a busca por uma resposta a estas questões, mas como essas questões podem reverberar na cena e na videodança.

Eixo Vozes da cena

20/03/2021

O Festival Somos Muites tem a honra de receber es convidades Ermínia Silva e Stênio Soares.