APRESENTAÇÃO

Da overdose déspota à devastação dos corpos

O ano de 2021 está acabando e para finalizar este ano, o IV Ciclo de Debates e Estudos em Artes Cênicas tem o prazer de lançar a chamada para a segunda Residência Ciclo!

A Residência será conduzida por Roberta Casa Nova (BE/FR), com início em 11 de dezembro de 2021 (sábado), das 14h às 16h. Os demais encontros serão realizados a partir de março de 2022. 


"O que esse período de pandemia causou como estrago no seu corpo/casa/templo/terra de artista criador(a). « Com seu corpo inacabado e aberto em todos os seus orifícios, o bufão prepara o artista a parir imagens fantásticas, regurgitar palavras de loucura, e até mesmo, a se deixar
penetrar pelas doenças sociais. » Ao invés de pesquisarmos sobre os corpos bufonescos e deformados da idade Média, convido-os à percorrer seus próprios corpos com a finalidade de encontrar essas imputações, esses silenciamentos, esses buracos abertos e expressá-los de forma hiperbólica, criando assim um corpo grotesco de hoje. Temos, mais do que nunca, muita inspiração para a paródia e uma infinitude de matéria com a qual alimentar nosso discurso sarcástico, virulento, e subversivo. A leveza, a elegância e o riso serão nossos guias nesse trabalho de reabilitação de zonas devastadas e de transformação dessas zonas em territórios férteis." (
Roberta Casa Nova)

 

QUEM CONDUZIRÁ A RESIDÊNCIA?

COMO SE DARÁ?

Da overdose déspota à devastação dos corpos será um laboratório de criação artística baseado nas estratégias provenientes do território dramático do Bufão. Este será o campo de ação da segunda Residência Ciclo.

O primeiro encontro, prático, será realizado em 11 de dezembro de 2021. Após este encontro, retomaremos o processo da Residência no ano de 2022. Os encontros serão realizados através da Plataforma Google Meet. 

Requisitos para o primeiro encontro (11/12/21)

  • É importante que os participantes se preparem e preparem seu espaço para a prática com elementos que os conectem, que deem força e energize (alguns exemplos: tomar banho de ervas, tomar um chá, colocar óleos essenciais no espaço, etc.);

  • Preparar um espaço que seja confortável e íntimo com um tapete para deitar e onde poderão fazer exercícios de consciência corporal, respiração e movimentar-se.

  • Deixar à mão papel, caneta, lápis de cor, etc.

  • Aconselhamos que os participantes assistam à fala de Roberta Casa Nova transmitida no encontro “Hipérboles Político-Performáticas: Transgredir para Subverter”. O vídeo está disponível no canal YouTube Ciclo Artes Cênicas.

 

QUEM PODE PARTICIPAR?

 

Artistas, professories, pesquisadories e estudantes interessados em processos investigativos e criativos, maiores de 18 anos e que possuam equipamentos eletrônicos (celular, tablet e/ou notebook) para a realização de encontros virtuais através da plataforma Google Meet. A Residência Ciclo é gratuita para todes es selecionades.

Serão ofertadas 12 vagas. 

INSCRIÇÕES E RESULTADO

As inscrições podem ser realizadas das 18h do dia 04 de dezembro às 23h59 de 09 de dezembro de 2021. A inscrição deverá ser feita através do formulário disponível no site.

A equipe do Ciclo avaliará as inscrições através da submissão do formulário e não se responsabiliza por itens não preenchidos ou incompletos. A seleção se dará a partir da análise da carta de intenções. São critérios orientadores para a seleção: Interesse na investigação artística e na linguagem bufonesca, disponibilidade para participação e trajetória artística e/ou docente. 

O resultado será publicado no dia 10 de dezembro e será definitivo não havendo prazo posterior para interpor recursos. O resultado será publicado neste site e nas redes sociais do Ciclo Artes Cênicas. 

Será considerada apenas uma inscrição por pessoa.

ATENÇÃO: Em nenhuma hipótese o prazo de inscrição será prorrogado!

portrait Casa Nova.jpg

Roberta Casa Nova

Mestre em Artes do Espetáculo (Bélgica/França), bolsista do Programa Erasmus Mundus da União Europeia, desenvolveu pesquisa teórico-prática sobre Clown e Bufão. Bacharel em dança pela Unicamp e tem formação em teatro pelo Teatro Escola de Porto Alegre. Contemplada com o Prêmio FICC do Município de Campinas 2009, e bolsa de Iniciação Científica do CNPq em 2008 (pesquisa em dança). Com a Bolsa Funarte de Residência em Artes Cênicas 2010, cursou École Philippe Gaulier (Paris- FR). Recebeu o Prêmio Funarte Caixa Carequinha de Estímulo ao Circo 2013 na categoria Residência Artística. Estudou com mestres como: Cristiane Paoli Quito, Silvia Leblon, Ésio Magalhães, Ricardo Pucceti (Lume) Leo Bassi (Espanha), Micheline Vandenpoel (Bélgica) e Angela de Castro (UK), Phillip Zarrilli (UK). Foi artista orientadora do Projeto Ademar Guerra (Estado de São Paulo) e ministrou oficinas pela Secretaria de Cultura de São Paulo, pelo Sesc São Paulo, no espaço do Lume (SP), no Circo Escola Piollin (PB), na Universidade de Santa Maria e na Universidade da Paraíba, na França e na Bélgica.

imagem para divulgação no site1.jpg