APRESENTAÇÃO

O IV Ciclo de Debates e Estudos em Artes Cênicas já iniciou! Nesta edição, a equipe do Ciclo está propondo ações práticas através de Residências artísticas, além,  claro, das lives para compartilhamento de investigações e reflexões coletivas. A primeira Residência Ciclo será ministrada pelo artista-docente, Guilherme Schulze (UFPB), um dos maiores nomes da vídeo-dança de nosso país. A residência será realizada nos dias 03, 10 e 17 de agosto e 21 de setembro, (terças-feiras), das 17h às 19h, através da plataforma Google Meet. 

Serão ofertadas 12 vagas e, para se inscrever, es interessades devem preencher o formulário em nosso site (www.cicloartescenicas.com) demonstrando seu interesse em participar da residência! A seleção será realizada a partir das manifestações de interesse des interessades. A Residência Ciclo é gratuita! 

 

QUEM CONDUZIRÁ A RESIDÊNCIA?

COMO SE DARÁ?


PROCESSOS ARTÍSTICOS PARA CORPOS REMOTOS é a temática de nossa primeira Residência Ciclo. Nesta residência, Guilherme Schulze tratará de algumas abordagens artísticas e pedagógicas sobre procedimentos de produção de imagem em relação ao corpo e seu espaço, tendo como foco a criação compartilhada e colaborativa. Serão adotados procedimentos de improvisação e ludicidade, tornando a relação dentro desse processo, mais horizontal e participativa.

Serão realizados quatro encontros totais, sempre às terças-feiras, das 17h às 19h, através da plataforma Google Meet.  Nos dias 03, 10 e 17 de agosto de 2021, serão realizados encontros práticos e, no dia 21 de setembro de 2021, o compartilhamento e reflexão sobre os trabalhos produzidos.

Preparem suas roupas para a prática, seus espaços e sua disponibilidade!

 

QUEM PODE PARTICIPAR?

Artistas, professories, pesquisadories, estudantes e amantes das artes, maiores de 18 anos, que residam no Brasil e que possuam equipamentos eletrônicos (celular, tablet e/ou notebook) para a realização de encontros virtuais através da plataforma Google Meet. A Residência Ciclo é gratuita para todes es selecionades.

Serão ofertadas 12 vagas. 

 

INSCRIÇÕES E RESULTADO

As inscrições podem ser realizadas das 18h do dia 07 de julho às 23h59 de 21 de julho de 2021. A inscrição deverá ser feita através do formulário específico, em nosso site, e es candidates devem indicar seu interesse artístico e/ou artístico-pedagógico para participar. Não é necessário ter formação artística prévia ou equipamentos avançados (basta ter um celular, por exemplo, e muito desejo de experimentar!). No entanto, es participanties deverão ter boa conexão de internet para participar dos encontros virtuais (plataforma Google Meet).

A equipe do Ciclo avaliará as inscrições através da submissão do formulário e não se responsabiliza por itens não preenchidos ou incompletos. O resultado será definitivo não havendo prazo posterior para interpor recursos Caso haja desistência de algum selecionade, e seguinte candidate selecionade será chamade.

 

Será considerada apenas uma inscrição por pessoa.


ATENÇÃO: Em nenhuma hipótese o prazo de inscrição será prorrogado! 

O resultado será divulgado no dia 27 de julho de 2021, sempre em nosso site! 

Para ter acesso a lista des aprovades clique no ícone ao lado

Guilherme Schulze.jpg

Guilherme Barbosa Schulze

Professor-associado do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba através do qual atua como docente e Coordenador no Mestrado Profissional em Artes (PROFARTES), além dos cursos de teatro e dança em nível de graduação. Atualmente coordena o Grupo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Corpo Cênico (NEPCênico) onde orienta investigações acadêmicas em nível de graduação e pós-graduação voltadas a processos pedagógicos, criativos, e interfaces da arte com as novas tecnologias. Além disso, desenvolve conjuntamente com outros pesquisadores o projeto de pesquisa “Interfaces da dança com a imagem eletrônica: estratégias para criação e ensino”. Foca seu trabalho na área de corpo, performance, dança, videodança e teatro, com ênfase em processos de criação e análise do movimento. Entre outras atividades, tem coordenado há mais de dez anos, projetos de pesquisa e extensão na área de videodança, através dos quais realiza produções como diretor e editor. É graduado em Música pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB, Especialista em Coreografia pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP e PhD em Estudos da Dança pela Universidade de Surrey/Inglaterra (validado no Brasil como Doutor em Artes Cênicas pela UFBA).